sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Bauru ao prato



Clássico prato da culinária 'fast food' preparado nas lanchonetes, o bauru ao prato passou por uma releitura inspirada nos postulados da alimentação de baixo teor de carboidrato e alto teor de gordura - LCHF ('low carb high fat'). Pode ser acompanhado de uma salada de folhas e tomates ou, para quem não dispensa o pão, pode ser consumido com o pão de linhaça. SEM CULPA!!


1. INGREDIENTES

3 bifes de alcatra de 150g
3 ovos cozidos
3 fatias de presunto cozido (ou 6 fatias de bacon)
6 fatias de queijo prato ou muzzarela
tomates em rodelas
azeitonas sem caroço
palmito (opcional)
manteiga 
sal


2. PREPARAÇÃO

2.1. Cozinhar os ovos em água, contando 10 minutos após levantar fervura.

2.2. Enquanto os ovos cozinham, fatiar os tomates e bater os bifes levemente para amaciar a carne.

2.3. Numa frigideira média/grande (preferencialmente, de ferro), derreter um pouco de manteiga, dourar as fatias de presunto ou bacon e, após, reservá-las.

2.4. Acrescentar mais manteiga e fritar os bifes, salpicando um pouco de sal, sem deixar passar demais (devem ficar um pouco mal passados). Reservar cada um numa travessa.

2.5. Depois de prontos os bifes e fatiados os ovos cozidos, inicia-se a montagem do prato:

a) baixar o fogo da frigideira e acomodar todos os bifes, um ao lado do outro.

b) colocar sobre os bifes as fatias de presunto ou bacon.

c) após, colocar as rodelas de tomate.

d) sobre o tomate, colocar as fatias de ovos cozidos.

e) espalhar algumas azeitonas.

f) por fim, cobrir tudo com o queijo.

2.6. Depois de montado o bauru, colocar a tampa da frigideira, aumentar a chama e aguardar alguns minutos para derreter o queijo.

Pode-se colocar sobre a preparação orégano, pimenta calabresa ou outras ervas de acordo com a preferência dos comensais.

Servir imediatamente, direto à mesa, sem escalas!!

Pão de linhaça 'low carb'


Em razão da cultura massificada imposta pela indústria e pela mídia, socialmente incorporada ao hábito alimentar dos povos, o consumo de pão é um dos maiores obstáculos para a adoção do estilo alimentar 'low carb'.

Um dos primados da alimentação 'low carb' - a abstinência de consumo de trigo e seus derivados, como a farinha, ainda que seja integral (por causa do gluten e do alto índice glicêmico) - deixar de comer pão acaba sendo empecilho.

Assim, buscou-se uma receita de pão de baixo teor de carboidratos, de baixo índice glicêmico, preparado com ingredientes não processados e inseridos no conceito de 'alimentos de verdade', de alta densidade nutricional.

Para quem quiser preparar essa receita, assista ao vídeo de Amábile Kolenda. Bom apetite!


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Hambúrguer com guacamole



Nesta primeira postagem, vamos publicar a receita de um 'hamburgão' de carne bovina, recheado com o famoso molho/creme mexicano conhecido como 'guacamole', elaborado a base de abacate. Portanto, trata-se de receita em que é realçado o perfil proteico (carne) e gorduroso (abacate e gordura da carne, além da manteiga utilizada na fritura do hambúrguer).



1. INGREDIENTES

1.1. Hambúrguer

300g de carne moída de primeira (patinho, alcatra, coxão mole, picanha ou contra-filé)
sal rosa
pimenta do reino

1.2. Guacamole

1/2 abacate (não muito maduro)
1/4 de cebola picada ou triturada
1 tomate pequeno sem sementes picado
tempero verde (salsa e cebolinha verde)
sal rosa
suco de meio limão
pimenta do reino moída


2. PREPARAÇÃO

2.1. O hambúrguer é muito simples de preparar. Basta dividir a carne em 2 porções iguais. Cada porção deve ser moldada com as mãos ou utilizando um pequeno prato, de modo que fiquem bem redondos, em formato de dois discos e com espessura pouco menor do que 1 cm.

2.2. Para fazer o guacamole, retirar a polpa do abacate e amassar, numa tigela, com um garfo, formando um creme. Acrescentar a cebola, o tomate, o tempero verde e o suco de limão. Misturar bem. Para finalizar, acrescentar sal e pimenta a gosto. Provar e reservar.

2.3. Pegar um dos discos de carne moída e colocar sobre uma tábua. Sobre este disco, colocar uma porção generosa de guacamole, deixando as bordas livres. Depois, sobrepor o outro disco de carne e fechar os dois discos, apertando as bordas de ambos, usando as mãos ou pressionando com um garfo de maneira suave (para não desmanchar).

2.4. Aquecer uma frigideira (se for de ferro, melhor) ou chapa de grelhar. Quando estiver bem quente, colocar uma porção de manteiga e esperar derreter. Assim que derreter, colocar o 'hamburgão' para fritar. Imediatamente, salpicar sal e pimenta a gosto.

2.5. Contar de 5 a 7 minutos e virar a peça por mais 5 min. (ao ponto) ou 7 min. (bem passado), salpicando sal do outro lado. Observa para não deixar queimar (se verificar que o fundo da frigideira está seco, colocar um pouco mais de manteiga dos lados da peça).

2.6. Depois de pronto, servir acompanhado de salada mista e do restante do guacamole. Bom proveito!